IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. E nos casos de trauma traumatológico, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.

O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo.

São diversas as patologias tratadas, as mais comuns são:

• LER/DORT

• Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)

• Hérnia de disco

• Osteoartrose

• Tendinite

• Reabilitação pós fraturas

• Contraturas e estiramentos musculares

• Alterações posturais

• Lesões ligamentares

Objetivos da fisioterapia traumato-ortopédica

Prevenção:

Através de avaliações detalhada do paciente, podemos observar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia o que podem levar a futuras lesões e traumas como as fraturas. No âmbito ocupacional, o trabalhador esta exposto a movimentos repetitivos que gera uma lesão do sistema musculoesquelético devido à utilização excessiva e da falta de tempo para a recuperação. A fisioterapia traumato-ortopedica adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.

Reabilitação pós- lesões:

Algumas lesões não podem ser evitadas, podendo ocorrer em treinos específicos, uma competição e até mesmo na realização das atividades diárias, nesses casos a função da fisioterapia traumato-ortopedica é devolver o paciente ao seu ritmo de vida sem prejuízos a sua capacidade de realizar as suas atividades.

Reabilitação no pós-operatório:

Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia traumato-ortopedica possui um papel fundamental na reabilitação, acompanhando passo a passo a evolução do paciente. Intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e a hipotrofia. Deixando o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.

Os tratamentos são baseados em técnicas e protocolos específicos para cada patologia.

A fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado a saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.

_________

Técnicas e recursos utilizados na fisioterapia ortopédica e esportiva​​:
  •  Avaliação e terapia isocinética

Avaliação e/ou treinamento realizado para quantificar força, potência e resistência muscular comparando o membro saudável com o acometido. Realizado em um aparelho cuja velocidade do movimento é constante e a resistência variável.

  •  Eletroterapia
Correntes elétricas utilizadas para tratamento da dor ou fortalecimento muscular, bem como redução de edema e aceleração do processo cicatricial.
– Correntes analgésicas: TENS (Transcutaneous Electrical Stimulation), Corrente Interferencial, Terapia Combinada.
– Estimulação Elétrica Neuro-Muscular- FES (Functional Electrical Stimulation) e Corrente Russa
  •  Termoterapia 
A termoterapia é usada para aumentar ou diminuir a temperatura dos tecidos. O aquecimento melhora a circulação dos mesmos, promove o relaxamento muscular, diminui a dor e rigidez articular. O resfriamento diminui o processo inflamatório, dor e edema.
– Tipos de Calor superficial: Compressas quentes (calor úmido), e massagem com jato de água (turbilhão).
– Tipos de Calor profundo: Ultrassom: através de ondas sonoras inaudíveis libera efeitos mecânicos e térmicos nos tecidos.  Ondas Curtas: ondas eletromagnéticas que geram calor nos tecidos profundos.
– Crioterapia: uso de bolsa de gelo.
  •  Fototerapia
Laser de baixa potência (LLLT) –feixe de luz indicado para redução da dor, cicatrização dos tecidos e aceleração da resolução do processo inflamatório.
  •  Drenagem linfática
Técnica manual utilizada para diminuir o acúmulo de líquidos em uma determinada região. Pode ser associada ou não a uma compressão pneumática externa.
  •  Plataforma vibratória
Aparelho cuja plataforma emite uma vibração mecânica que estimula contrações musculares, circulação e o controle neuromotor. Indicado para dor muscular tardia, lombalgia crônica, osteoporose, condicionamento físico em idosos, obesidade e em indivíduos com limitação de mobilidade.
  •  Pilates
Método de condicionamento muscular que visa a ativação do centro de força, promovendo estabilização da coluna. Pode ser praticado em solo e em aparelhos. O método trabalha flexibilidade, força e controle corporal, dentro dos padrões posturais ideais. Pode ser realizado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.​​​ ​​​ ​​

Torne-se um associado do Comitê de Dor da SBOT!

Acesso às mídias do Comitê, aos eventos de Educação Continuada (Presenciais e Online) e garanta uma melhor possibilidade de aprendizado no estudo da Dor.

ASSOCIE-SE AGORA MESMO