ABDOR participa de artigo sobre cirurgias eletivas em meio à COVID-19

O International Consensus Group (ICM), elaborou um documento que expõe a opinião de 77 especialistas em cirurgias ortopédicas, infectologia, microbiologia, virologia e anestesia, sobre as circunstâncias e procedimentos que devem influenciar um ortopedista a realizar, ou não, intervenções cirúrgicas eletivas durante o período de pandemia da COVID-19.

Nomeado como “Resuming Elective Orthopaedic Surgery During the COVID-19 Pandemic”, o artigo expõe que técnicas e protocolos de realização das intervenções cirúrgicas devem ser alterados ou implementados visando minimizar o risco de transferência do vírus SARS-CoV-2.

Além disso, é necessário considerar e adaptar os hospitais e sistemas de saúde de forma individual, ao levar em conta o número de pessoas e fornecimentos de EPIs disponíveis, para então definir como e quando as recomendações serão colocadas em prática em cada caso.

Sobre os pacientes de cirurgias eletivas, o documento aponta que todos devem ser testados e examinados para verificar se a pessoa contém o vírus da COVID-19 em seu corpo. Caso o resultado seja positivo, o infectado não deve ser operado.

O Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes, presidente da Comissão de Infecção Musculoesquelética da SBOT, assim como a infectologista Dra. Ana Lucia Munhoz Lima, também membro da mesma comissão, participaram da realização do artigo, escrito em inglês. Agora, Marcelino e Ana Lucia estão trabalhando na elaboração de uma tradução do documento original, que ainda contará com comentários complementares e adequações sobre a realidade no Brasil, para alguns dos procedimentos sugeridos.

Torne-se um associado do Comitê de Dor da SBOT!

Acesso às mídias do Comitê, aos eventos de Educação Continuada (Presenciais e Online) e garanta uma melhor possibilidade de aprendizado no estudo da Dor.

ASSOCIE-SE AGORA MESMO